Programa beneficia melhor idade

Dentre as várias políticas públicas realizadas pela PMJP em benefício e respeito às pessoas da melhor idade, está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), antes conhecido como Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi).

Atualmente, 2.620 idosos são atendidos pelo programa, que busca proporcionar mais qualidade de vida a essa parcela da população. Os idosos são cadastrados nos 54 grupos de convivência, que promovem a sua reinserção social na família e na comunidade.

O foco é a oferta de serviço para evitar o isolamento social em função do rompimento dos vínculos familiares, e também contribuir para a promoção da autonomia, além de trabalhar a prevenção das mais diversas formas de violência e violação de direitos.

Entre os resultados obtidos com o programa estão a geração de renda com trabalhos manuais; formação de grupos de danças, corais e teatros; grupo com apresentação em outros estados e no exterior (Portugal); participação em feiras, eventos e congressos; idosos com publicações de livros de poesias; prevenção e promoção em saúde (minimização de quadros depressivos); busca ativa de pessoas em situações de isolamento social; resgate de cidadania e acesso ao lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *