Pessoas com deficiência vão ter novo atendimento

O Centro de Referência para Pessoas com Deficiências, localizado no bairro de Tambiá, atende cerca de 200 crianças, adolescentes e adultos, que participam de atividades de segunda a quinta-feira. São 34 profissionais nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, arte-terapia, musicoterapia e psicopedagogia, que desenvolvem atividades com deficientes auditivos, físicos e autistas.

Novas instalações estão sendo reformadas para o Centro de Referência para Pessoas com Deficiências, que irá passar a funcionar no Conjunto Pedro Gondim, por trás do Grupamento de Engenharia. As novas instalações proporcionarão mais conforto para todos.

Já o Centro-dia é uma unidade que oferta serviço às pessoas com deficiência que dependem totalmente de terceiros para realizar tarefas cotidianas, como locomoção, higiene pessoal, alimentação, entre outros.

O centro oferece apoio para o desenvolvimento pessoal e social, ensinando como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivo ao associativismo, dentre outros apoios.

Neste serviço, também são prestados apoio e orientação, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar e também a inclusão social destes.
O Centro-dia facilita também a vida do cuidador familiar à medida que acolhe por dois dias na semana a pessoa com deficiência. Dessa forma, no período em que a pessoa está sob os cuidados dos funcionários do centro, é possível ao cuidador resolver problemas pessoais, realizar consultas médicas, ou quaisquer outros afazeres incompatíveis com a rotina de cuidados com o parente com deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *