Assistência social em foco

Garantir aos cidadãos pessoenses o direito à assistência social, assegurado pela Constituição Federal, é o principal objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Pensados de forma que ofereçam oportunidades e apoio a pessoas de todas as idades, em situações de vulnerabilidade, são muitos os programas coordenados pela Sedes. Bolsa Família, Pronatec, Segurança Alimentar, e Centros de Referência de Assistência Social e de Cidadania são apenas alguns deles.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já formou 12 mil alunos em João Pessoa desde que começou a funcionar na cidade. O programa foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de democratizar a educação profissional e técnica através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados.

A PMJP atua em quatro fases distintas da execução do Pronatec. A primeira delas é a mobilização, que acontece com a divulgação dos cursos oferecidos e busca do público alvo. As equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência de Cidadania (CRC) realizam as inscrições e o monitoramento da presença e desempenho dos alunos no curso. Ao final do processo, a equipe encaminha os concluintes ao mercado de trabalho por meio do Sine-JP.

A Secretaria do Desenvolvimento Social ressalta que a importância do Pronatec está na qualificação profissional de jovens e adultos no propósito de inserir a população no mercado de trabalho.

O Pronatec oferece mais de 600 cursos, no entanto cada gestão escolhe os que mais se adaptam a sua realidade. Na cidade de João Pessoa, cursos na área administrativa, de hotelaria e construção civil são os mais procurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *