Um centro só para tratamento da dor

A prefeitura entregou à população no segundo semestre de 2013 o Centro de Tratamento da Dor (Cendor), em Mangabeira. O espaço, localizado no Complexo Hospitalar Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma), oferece os equipamentos e o atendimento profissional necessário para o tratamento de dores crônicas. Para a construção, foram investidos R$ 1,3 milhão em recursos.

O Cendor proporciona um serviço de qualidade e que faz a diferença no tratamento de pessoas que possuem dores crônicas, ou que sofreram algum trauma físico. Para a prefeitura, este é mais um avanço na melhoria da qualidade da saúde e do atendimento dos pessoenses.

Um dos principais destaques do Cendor é a piscina terapêutica, aquecida por um sistema de aquecimento solar. A piscina associa as propriedades físicas da água aos efeitos fisiológicos do calor.

São observados, como resultado do tratamento, o aumento da amplitude de movimento articular, o fortalecimento muscular e treino de resistência, a reeducação dos músculos paralisados, a melhora na circulação e diminuição de edemas, a melhora do equilíbrio, da postura e da coordenação.

O projeto oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro. As especialidades são quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia.

O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado, ou seja, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *